Turismo
São Joaquim é a cidade mais fria do Brasil - no inverno seus termômetros podem marcar –10°C e até –15°. As cachoeiras ficam congeladas e os campos cobertos de neve. É o único lugar no País onde, invariavelmente, neva a cada inverno. Grande produtora de maçã, promove a cada dois anos a Festa Nacional da Maçã, atraindo milhares de turistas. Destaque também para o Parque Nacional de São Joaquim, a beleza da Serra do Rio do Rastro, os campos e as araucárias, que se sobressaem entre cachoeiras, vales e rios com corredeiras... Opções de lazer não faltam em São Joaquim. É obrigatória uma parada no Mirante antes de entrar na zona urbana da cidade. De onde se avista grande parte da região, destacando-se os campos divididos por taipas (muros de pedras). Nos dias claros é possível ver o mar, a mais de 100km de distância e 1.400m abaixo. Na cidade, não deixe de conhecer a Igreja Matriz, construída entre 1918 e 1935, toda em pedra basáltica retirada dos morros próximos e trazida em carros de boi.
Natureza - O Snow Valley, uma trilha ecológica entre xaxins, pinheiros, bracatingas e samambaias, cascatas e pontes rústicas, é o principal atrativo natural de São Joaquim. Mas vale também uma visita ao Parque Nacional de São Joaquim, com matas de araucárias e vários cânions.
Cultura - O povo de São Joaquim é formado por uma mistura étnica curiosa – japonês, africano, bugre, italiano, gaúcho, alemão... Cada cultura preserva suas tradições através do folclore, da literatura, das artes plásticas, do artesanato, da dança e da música, nas várias associações étnico-culturais existentes na cidade. Na Casa do Artesão há permanente exposição de peças de artesões locais.
Infra-estrutura turística - A melhor infra-estrutura turística de São Joaquim está nas fazendas para turismo rural, mas na cidade também há bons hotéis, com calefação ou lareira, adaptados para o frio rigoroso do inverno. Os restaurantes típicos servem comida caseira, muito saborosa. No Parque Nacional da Maçã, onde acontece a Festa Nacional da Maçã, há infra-estrutura adequada ao turismo rústico, com camping, cancha de laço, pavilhão de exposições e palco para shows.
|
|
|
Destaque
Um dos grandes atrativos de São Joaquim é o Snow Valley (Vale da Neve), com 2.700m de trilhas, passando por xaxins gigantes, cachoeiras (que normalmente congelam no inverno) e lagos, em 30 hectares de mata preservada. Dentro do parque existe um restaurante, área para camping, loja de artesanato e cabanas rústicas para pernoite. Vá preparado para o frio, mesmo durante o verão.
São Joaquim
Como Chegar
Acesso rodoviário pela SC-438, mais conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro. A rodovia liga a BR-101 (na altura de Tubarão, distante 136km) à BR-116 (na altura de Lages, distante 81km). São Joaquim conta com um pequeno aeroporto, não-pavimentado, de 1.050m x 30m. Em Lages há aeroporto asfaltado e com balizamento noturno.
São Joaquim
Mais Informações
|
|